Últimas Notícias

Acabar com as embalagens plásticas pode causar efeito reverso ao meio ambiente

As empresas estão trocando o plástico por outros materiais que são potencialmente piores para o meio ambiente, alerta o grupo parlamentar do Reino Unido.

Garrafas de vidro, por exemplo, são muito mais pesadas que o plástico, por isso são muito mais poluentes para o transporte.

Os sacos de papel tendem a ter maiores emissões de carbono que os plásticos.

A mudança nos materiais de embalagem foi motivada pela preocupação dos compradores quanto ao impacto dos resíduos de plástico nos oceanos, mas os autores do relatório, chamados Plastic Promises (https://www.green-alliance.org.uk/plastic_promises.php), dizem que as consequências do uso de novos materiais não foram avaliadas adequadamente.

Em dezembro de 2018 o governo do Reino Unido publicou sua estratégia de recursos e resíduos e realizou consultas iniciais sobre três políticas:

– Responsabilidade estendida do produtor pela embalagem
– Introdução de um sistema de devolução de depósito para garrafas de bebidas
– Trazer maior consistência para reciclagem e coleta de lixo

Os ministros do Reino Unido dizem que as empresas pagarão 100% dos custos para lidar com material quando se tornar lixo, em comparação com cerca de 10% atualmente.

O governo do Reino Unido ainda não tem o cronograma de implementação da estratégia claro, e também não confirmou se a devolução do depósito será aplicada a todos os materiais e tamanhos de contêineres.

Já a proibição parcial de microesferas, canudos de plástico, agitadores e cotonetes está prevista para chegar ainda este ano.

A proibição de poliestireno expandido também foi discutida e o Tesouro prometeu introduzir um imposto sobre embalagens plásticas que não inclua pelo menos 30% de conteúdo reciclado.

O Reino Unido comprometeu-se a adotar o Pacote de Economia Circular da UE, que inclui metas de reciclagem muito mais rigorosas, mas não se comprometeu a transpor a Diretiva de uso único de plásticos, que exige uma ação mais ampla sobre a redução de plásticos, incluindo a proibição de talheres de plástico.

Eles disseram, no entanto, que atenderão ou excederão o que a UE fizer nesta área.

Também não está claro se o Reino Unido adotará a proibição muito mais ampla da UE de microesferas.

FONTE: BBC NEWS

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional