Blog Interessante

A sustentabilidade do plástico

* Por Anamélia Hurtado Moura, diretora comercial do Estik film

Cada vez mais presente em nosso cotidiano, o plástico é um facilitador para muitas tarefas desempenhadas todos os dias. E embora muitos o condenem pela crescente poluição nos oceanos e mares, podemos afirmar que é possível, plástico e sustentabilidade andarem de mãos dadas em busca de um futuro melhor.

*Uma pesquisa desenvolvida na Irlanda, afirma que é necessário 4 vezes mais energia na produção de sacos de papel, se comparada à produção de sacolas plásticas. No entanto, apesar de banidas por muitos países, quando equiparadas em energia e insumos necessários à sua produção, as sacolas plásticas são mais sustentáveis que as de papel ou algodão. A vantagem da sua utilização também é notada no transporte, uma vez que o plástico é mais leve, consome menos combustível, o que diminui sua pegada de carbono.

Podemos perceber os mesmos benefícios no setor automotivo também, pois a revolução automobilística possibilitou a substituição de peças de ferro por plástico, que tornaram os veículos mais leves, dessa forma, consomem menos combustível e emitem menos gases causadores do efeito estufa. Além do mais, as peças de plástico possuem maior durabilidade e diminuem a rotatividade de troca.

E embora a quantidade de petróleo utilizado na fabricação do plástico seja pequena (**a cada 100 barris, 5% são destinados a fabricação do plástico), graças às constantes evoluções tecnológicas, já é possível produzir polímeros a partir de fontes renováveis como a cana-de-açúcar, milho, entre outros.

A visibilidade que o plástico possui nos resíduos sólidos gerados diariamente, se dá por ser o responsável por embalar muitos outros materiais, porém, segundo dados da Abiplast, de todo o resíduo gerado anualmente no Brasil, apenas 2% é plástico.

É possível destacarmos ainda, inúmeros outros segmentos que são beneficiados pelo plástico e sua respectiva contribuição ao desenvolvimento sustentável como: agronegócio (utilização da plasticultura); alimentício; tecnologia; medicina; transporte de cargas; e etc. Abordaremos este tema com mais detalhes nos próximos artigos.

A solução que precisamos para tornar o meio ambiente mais limpo, está na mudança de hábitos e na educação ambiental posta em prática. Os resíduos precisam ser separados e destinados corretamente, para que sejam reaproveitados nas indústrias de transformação, e retornem ao ciclo produtivo de diversos materiais.

*Fonte: BBC

**Fonte: Plastics Europe

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional