Blog Interessante

Brasil verde e reciclado

*Por Andrea Cabianca, diretora comercial da Plascabi Embalagens

Dia 07 de Setembro, comemora-se a Independência do Brasil. Certamente somos um povo abençoado. Nosso país é extenso e diverso. Os problemas ao longo do percurso são claramente alavancas a serem vencidas como forma de desafios.

Como todo problema, tem uma solução. Assim toda crise, nunca deve ser desperdiçada.

Somos um país de commodities.  O Brasil é o único grande produtor de alimentos com mais de *66% do território recoberto com vegetação nativa. Nenhum outro país produz proteínas com mais preservação ambiental do que o Brasil.

Umas das principais culturas agrícolas e mais tradicionais do Brasil é a cana – de – açúcar. Hoje representa cerca de **2% do produto interno bruto (PIB.). Atualmente o Brasil é responsável por 20% da produção global de açúcar e por 45% da exportação mundial, de acordo com a Única.

Sabemos que além dos biocombustíveis, a cana é fonte renovável de matéria prima do plástico verde conhecido também como bioplástico. Cada vez mais esse produto vem ganhando força e popularidade no nosso dia a dia.

Diversas empresas vêm adotando a economia circular com os usos de produtos reciclados e insumos verdes, o plástico obtido a partir do etanol da cana-de- açúcar.

A Melissa da Grendene S/A lançou em agosto de 2021 os chinelos “pillow”, feitos com “EVA Biobased”, tendo sua matéria prima extraída da cana de açúcar, reduzindo em 20% a emissão de carbono. É o primeiro monobloco em EVA derivado da planta.

A Olympikus lançou a versão “ECO” do tênis “CORRE1“. A palmilha é composta de EVA verde (material derivado da cana de açúcar) e tecido poliéster reciclável. O cabedal foi produzido com linhas entrelaçadas em Knit, com fios feitos a partir de garrafas plásticas.

A marca de calçados ANACAPRI também tem uma linha de produtos feita com o EVA VERDE, conhecida como “Ana de Açúcar”.

A Lego é outro exemplo, inovou também produzindo suas peças de polietileno obtido da cana- de- açúcar e anunciou em agosto de 2021 o primeiro protótipo de peças feitas inteiramente com garrafas de plásticos recicladas, utilizando as garrafas PET que são descartadas.

São inúmeros os avanços de produtos e marcas que vem agregando valor sustentável aos seus produtos e aderindo a economia circular, sejam eles de fonte fóssil (petróleo) ou fonte renovável (cana de açúcar) e de produtos reciclados dessas matérias-primas.

O que vale ressaltar é que o Brasil se encaixa dentro de um contexto excepcional, pois ele possui capacidade de produção do plástico 100% renovável da cana de açúcar suficiente para não afetar qualquer outra cultura ou provocar o desmatamento.

E além de tudo, o Brasil também tem forte potencial de extração do petróleo também no Estado do Pará, matéria prima básica para produção de inúmeros produtos, dentre eles o plástico.  E a indústria brasileira da reciclagem do plástico está pronta para reciclar todo e qualquer material plástico.

Lembrando que todos esses produtos para fecharem o ciclo sustentável, são necessários o descarte correto, que cada um faça sua parte. A reciclagem para contribuir para o meio ambiente e a economia circular.

Saber que o Brasil possui esse grande potencial na produção de commodities, tanto na produção de alimentos básicos (soja, cana de açúcar, milho, entre outros) quanto de bens essenciais como o plástico, é algo que nos enche de esperança e motivação para continuarmos e fazermos acontecer.

*Fonte: Fe Trabalho

**Fonte: NovAmérica Agrícola

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional